A importância da comunicação e da linguagem

Redação feita por mim no primeiro bimestre, para a disciplina de português.

Boa leitura :D

A importância da comunicação e da linguagem

Desde a pré-história, quando o homem aprendeu a identificar sons e reproduzi-los à sua maneira,iniciou-se o principal meio de comunicação dos tempos modernos: a fala. É claro que os homens já possuíam uma comunicação primitiva anteriormente, mas a fala foi criada justamente quando percebeu-se que expressões faciais e gestos corporais não eram mais suficientes.Isso resultou em uma nova era para o homem, que passou a ser dependente da linguagem falada.

Para nós, a comunicação é tão vital quanto comer ou respirar.Precisamos dela para nos socializarmos, mantermos relações com outros indivíduos, etc.Faz parte do instinto dos seres humanos criarmos relações de afeto e grupos de convívio.Uma sociedade unida prosperará, enquanto que um indivíduo que não comunica-se de alguma forma será excluído do grupo.

Segundo o ator e escritor inglês Peter Ustinov “Comunicação é a arte de ser entendido”. Através dessa frase, podemos perceber que a comunicação não se restringe simplesmente a linguagem da fala, e sim toda aquela que possa haver compreensão entre ambos.Um mudo não consegue falar, por exemplo, mas comunica-se através da linguagem de sinais.Podemos citar aí inúmeros exemplos de comunicação, como a internet, a TV, a música e etc. Percebemos que nos últimos anos a forma de se comunicar está evoluindo numa velocidade surpreendente, iniciando novos meios e extinguindo outros.

Dentro da linguagem da fala, existem diferentes idiomas, que são particulares de algumas nações ou povos. O idioma está muito presente na cultura de um povo. Está na música, no cinema, no teatro, literatura, etc. De acordo com Everton Daniel Carraro, residente de Itajaí,3 técnico em segurança do trabalho, “a língua portuguesa é muito importante para todos nós brasileiros, pois identifica-nos e faz parte da nossa cultura.Devemos cultivá-la e compreendela, pois a cultura de um país é a identidade de um povo.” A língua portuguesa é muito rica. Tem como base o português de Portugal, mas recebeu muitas influências do tupi-guarani, língua nativa dos índios brasileiros.

A leitura é uma forma de comunicação que, mesmo com o passar do tempo, permanece firme ao longo dos anos.Os livros são considerados templos do conhecimento, e a leitura permite conhecer pessoas e lugares novos sem sair do lugar.A leitura traz inúmeros benefícios, como o aumento do vocabulário, do conhecimento etc. Mário Quintana já dizia que “o verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler, mas não o faz”.A leitura fortalece a mente, é uma alternativa saudável para divertir-se e aprender ao mesmo tempo.

Já que estamos falando em livros, posso recomendar a leitura do ótimo “O código da Vinci”, de Dan Brown. Livro policial que envolve o leitor do início ao fim, prendendo sua atenção falando de assuntos polêmicos como religião e crenças. Para quem prefere algo mais leve, recomendo “As crônicas de Nárnia”, volume único, do autor irlandês C.S. Lewis. Um livro que contém 7 histórias recheadas de fantasia, aventura e mistério.Para quem gosta de mitologia grega, posso indicar o excelente livro “As 100 melhores histórias da mitologia”, com histórias fictícias sobre a origem do mundo, a guerra de Tróia, os 12 trabalhos de Hércules, etc.Tudo isso numa narrativa impressionante, recheadas de sangue, vinho, sexo e traição.

É sempre bom conhecer e compreender bem o seu idioma, seja ele inglês, português, espanhol, mandarim, etc. Hoje em dia, a concorrência por um bom emprego, por exemplo, é forte. Devemos estar preparados para o que virá. Comunicar-se bem te dará uma vantagem sobre outras pessoas, pois quem consegue expressar melhor suas idéias consegue ser melhor compreendido também.

Jhonatan Carraro

Primeiro trabalho que eu lembro ter feito no colégio.  A Osmarilda já começava a pegar pesado XD

About these ads

Uma resposta to “A importância da comunicação e da linguagem”

  1. Alikan Says:

    Realmente a questão da linguagem é algo que deve ser observado.

    Atualmente, não nos importamos com o que falamos, falando da questão lingüística. Além disso, podemos ver uma certa displicência com a forma que tratamos a nossa língua nacional.

    Em outras palavras, a nossa linguagem vem sendo alterada em um ritmo muito acelerado. Desenvolvimento? Se tanto absorvemos expressões de outros idiomas, por que ainda insistimos em dizer que falamos português?

    Agora eu lhes pergunto, colegas leitores: Respeitamos nossa língua? Cultivamos-na como ela deve? NÃO! Pois vou lhes dizer por que: não se trata de simplesmente ignorar a língua. Atualmente, buscamos o que é mais prático e mais rápido e prático. Fast Food, Internet… (até o conhecido “Ctrl+C”, “Ctrl+V”). Então por que não podemos simplificar a linguagem, falada e escrita? Pense bem, se “vc” for capaz…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: