A Sociedade e o Desequilíbrio Ambiental

Não é necessária muita perspicácia para descobrirmos que o mundo no qual vivemos não está passando por uma boa fase, e a tendência é apenas piorar. Basta ligar a TV, e lá estará passando mais uma das inúmeras reportagens relacionadas ao aquecimento global, efeito estufa, queimadas, cheias, secas e tudo mais. Muito se pensa, discute e propõe-se, mas apesar de tanto esforço, não conseguimos alcançar resultados significativos para a melhora de nosso mundo.

Mas será que estamos depositando nosso suor no sentido correto?? Afinal, muito se fala em deixar um planeta melhor para nossos filhos, mas pouco se discute em deixar filhos melhores para nosso planeta.

Sim, tenho que concordar. É realmente comovente ver pessoas preocupadas com a saúde do planeta. Mas, na verdade, os verdadeiros doentes somos nós, seres humanos. A sociedade caminha para o lado errado, e junto consigo leva o planeta, causando todas as tragédias e catástrofes ambientais que estamos acostumados a ver.

Mas quando menciono essa doenças da sociedade humana, não me refiro a doenças propriamente ditas. Refiro-me a todos os valores morais e éticos que o homem decidiu esquecer. Decidiu esquecer e, ao mesmo tempo, dedicar-se exclusivamente a acumular riquezas e capital, passando por cima de tudo, sem pensar nas futuras consequências que toda esta exploração irracional iria trazer.

A sociedade humana é o cancer deste planeta.

Que primeiro curem-se os homens, depois disso, a cura do planeta é inevitável

Impuseram a nós a idéia de que o grande objetivo da vida é consumir. Consumir, consumir e consumir ainda mais. Desde pequenos, temos que aceitar e botar em prática ideais deste consumismo exagerado. Afinal, quem nunca ouviu de alguém: “Estude bastante garoto(a), para ter um bom emprego e ganhar muito dinheiro” ?  Bem, eu particularmente já ouvi.  Afinal, nos dedicamos no estudo para ganhar um emprego bem remunerado. Temos um emprego bem remunerado para gastar todo este dinheiro, e em sua grande maioria, gastar com coisas futeis. Afinal, pare para pensar. A grande maioria do que consumimos tem real importância, ou consumimos apenas por consumir ?

Isso tudo é reflexo da sociedade capitalista em que vivemos. Não venham aqui atirar-me pedras por estar apontando as falhas deste sistema, pois elas existem, e estão aí para quem quiser ver….

Grato……

5 Respostas to “A Sociedade e o Desequilíbrio Ambiental”

  1. Alikan Says:

    Muito bom…

    Realmente estamos doentes, e precisamos nos tratar. A sociedade é doente. Mudanças drásticas devem ser feitas, para poder resolver o problema.

    O homem é merecedor de sua sociedade. Se mudarmos a sociedade, mudamos o homem.

    Grato…

  2. José Djalma Says:

    “O homem é o lobo do homem” ou “O homem é bom e a sociedade o corrompe”?

    Interessante esse debate, mas apontar não é solucionar… Pode ser, quem sabe, um caminho, mas, como todo o bom caminho, existe as duas mãos dessa rodovia.

    Boa sorte!

  3. Everton Says:

    e qual é o passo? qual o caminho a seguir? o que devemos fazer??

    Infelizmente muitas vezes o caminho é claro, mas cheio de obstaculos, cheio de dificuldades…

  4. Anonimo Says:

    é noix

  5. Douglas Ernesto Says:

    Considero o Ser Humano muito arrogante! Nós somos, fomos e sempre seremos mais fracos que o Planeta. Não podemos destruí-lo; ele sim pode nos destruir; se ultrapassarmos determinada fronteira, ele se encarregará de eliminar a raça por completo da sua superfície, e continuará existindo. Temos que mudar nosso conceito e começar a falar em “Não deixar que o planeta nos destrua”!
    Porque “salvar o planeta” dá a sensação de poder, de ação, de nobreza. Enquanto “não deixar que o planeta nos destrua” é capaz de nos levar ao desespero, à impotência, à verdadeira dimensão de nossas parcas, pobres e limitadas capacidades…
    Quanto à sociedade, enquanto o poder for o motivo, não haverá poder para destruí-lo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: