Brasileirão

campeonato-brasileiro-2009 O campeonato brasileiro continua acelerando o coração dos torcedores  nos quatro cantos do Brasil. Não importa se você é colorado ou gremista, palmeirense ou corinthiano, flamenguista ou vascaíno, enfim, todos estamos unidos em torno de um só objetivo: torcer pelos nossos clubes.

Desde que o sistema “mata-mata” foi substituído pelo sistema de pontos corridos, a emoção do campeonato vem sendo questionada. Nos primeiros anos da mudança, os torcedores sentiam (e ainda sentem) saudade das finais, onde o campeonato decidiria-se em apenas um (ou dois) jogo(s) decisivo(s). Era simples. Matar ou morrer, vencer ou perder, ser campeão ou não ser campeão. O sistema atual, ao contrário do antigo, vinha mostrando-se entediante e sem graça. O campeonato tornou-se previsível, sendo possível apontar o campeão com muitas rodadas de antecedência.

Mas as últimas edições do Brasileirão vêm mostrando que o sistema de pontos corridos podem reservar muitas surpresas, tornando de cada jogo uma final em particular, aumentando as médias de público nos estádios, fazendo com que torcedores esperam anciosamente pela última rodada, onde tudo estará confirmado e definido.

Peguemos como exemplo o campeonato deste ano. Muitos já apontavam antecipadamente que o título estava assegurado com o Palmeiras, mas as últimas rodadas agitaram ainda mais a parte superior da tabela.  Internacional, Flamengo e Palmeiras, tratados pela imprensa como os grandes favoritos, caíram desastrosamente de produção, deixando escapar a oportunidade de alcançarem a liderança. Basta olharmos os números:

Palmeiras, últimos 12 pontos disputados, 1 ponto conquistado. 3 derrotas consecutivas

São Paulo, últimos 9 pontos disputados, 1 ponto conquistado.

Internacional, últimos 9 pontos disputados, 5 pontos conquistados. Parece uma boa média, mas não para quem disputa o título.

Quem tirou vantagem da situação foram os tclubes Atlético Mineiro e Flamengo, que estão apresentando uma sequência de bons resultados, chegando a encostar nos líderes e também sonhando com o título.  O galo já é vice-lider, e o Flamengo está batendo na porta do G4.

Bom, a 31ª rodada foi inaugurada ontem a noite, com a vitória do Santo André sobre o Palmeiras, aumentando ainda mais a suposta crise que instala-se no Palestra Itália. No final de semana, muitos clássicos. No domingo tem Grenal, no estádio Beira Rio. Jogo este que é de extrema importância para ambos os times, principalmente para o colorado, que acredita na vitória para firmar-se ainda mais na briga pelo título.

No Rio de Janeiro, Flamengo e Botafogo duelam-se com objetivos opostos. O Flamengo busca os três pontos para conseguir uma vaguinha no G4, enquanto que o Botafogo busca desesperadamente sair da zona de rebaixamento.

Na Vila Belmiro, teremos mais um Sansão, que está marcado para domingo. O São Paulo sonha com o título, enquanto que o Santos não apresenta grandes ambições, tentando apenas confirmar sua vaga na sul-americana.

Até o próximo post galera.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: